A gente sabe que um Pão de Alho delicioso é o acompanhamento perfeito pras refeições, e não apenas para o churrasco, né? A gente já ensinou até a utilizar de outras formas e como usá-lo para fazer sanduíches (é só passear aqui no nosso blog que você confere isso e muito mais).
Mas você já se perguntou de onde veio o pão de alho? Qual a sua origem? Quem foi o primeiro que pensou “E se eu colocar alho nesse pão aqui?…”
Origem italiana
Às vezes é difícil afirmar a origem de um prato, afinal, todos os preparos tem variações em diferentes partes do mundo. Porém, acredita-se que o pão de alho tenha surgido na Itália, baseado em pratos tradicionais da culinária local.
Originalmente, ele consistia em fatias de pão amanhecido embebidas em azeite ou manteiga, cobertas com lascas de alho e assadas ou grelhadas no forno. Algo muito semelhante as clássicas Bruschettas italianas.
Com o tempo, a receita foi sendo incrementada, adicionaram queijo sobre as fatias, ervas e alho na forma de uma saborosa pasta. O sucesso da iguaria foi tanto, que começou a ser recriada em todo o mundo. Nessa teoria, é dito que ele nasceu na região da Toscana. Lá, o “pan con l’aglio” é um pão rústico feito com alho, azeite e sal, que é consumido há séculos.
Ou será na França?
Outra teoria é que nosso acompanhamento preferido para churrasco nasceu na culinária francesa, onde o “pain à l’ail” é um pão feito com alho, manteiga e ervas.
Esse pão é consumido em toda a França e pode ter sido adaptado e levado para outros países, como Brasil e Portugal, onde se tornou popular.
Ou será que foi na Espanha?
Há ainda quem acredite que o pão de alho tenha surgido na Espanha, onde é comum fazer torradas de pão com azeite e alho. Essa receita teria se espalhado para outros países, onde foi adaptada e transformada no pão de alho que conhecemos hoje.
O pão de alho no Brasil
Aqui, no Brasil, nós também temos nossas histórias sobre a origem do pão de alho. Uma das teorias é que ele foi criado por churrasqueiros brasileiros que queriam criar um acompanhamento saboroso e fácil de fazer e servir junto com a carne assada.
O alho foi adicionado para dar um sabor extra, e o pão foi escolhido porque é um alimento fácil de preparar, comum em muitas casas e vai bem com muitos tipos de refeição. A receita foi desenvolvida com base em ingredientes comuns e populares no Brasil, como alho, manteiga e queijo, e se tornou muito famosa como um acompanhamento para churrascos.
Pão de alho pelo mundo
Cremoso por dentro e crocante por fora, a combinação perfeita que tornou o pão de alho um sucesso mundial. E para deixar o prato ainda mais irresistível, cada país fez as adaptações necessárias para atender seu paladar.
Por exemplo, nos Estados Unidos, as chamadas Texas Toast são bastante apreciadas em todo o país, principalmente, no Texas, estado que deu origem ao nome do prato. Essa versão do pão de alho é feita com fatias de pão de forma torradas e cobertas com bastante manteiga temperada com alho e salsa e torradas. Delicioso!
A verdade é que não importa onde ele surgiu, quem popularizou ou quem criou. O que importa mesmo é que não pode faltar Pão de Alho Alimentos 10 na nossa mesa!