Saber acertar o ponto ideal da carne é fundamental para qualquer churrasqueiro e, inclusive, para os apreciadores de um bom churrasquinho. Afinal, apresentar uma carne dura, seca ou sem sal é algo que não pega muito bem, concorda?! Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar como identificar o ponto ideal da carne para o churrasco. Acompanhe!
Afinal, qual é o ponto certo da carne?
O ponto da carne de um churrasco pode variar entre malpassada, ao ponto e bem-passada. Além disso, a carne pode ter vários tipos de cortes, preparos e finalizações, e cada carne é assada de acordo com a preferência do convidado.
Por isso, é preciso considerar tanto o corte quanto a espessura da carne. Além do mais, tenha em mãos todos os acessórios necessários para manusear a carne durante o churrasco: tábua para corte, pratos largos para colocar as carnes e servir e, é claro, uma faca bem afiada.
Como acertar o ponto da carne de churrasco?
Como mencionamos acima, o ponto da carne pode variar de pessoa para pessoa – podendo ser malpassada, ao ponto e bem-passada. E, para saber o ponto durante o preparo, alguns macetes podem facilitar, dentre eles, o uso de termômetro e observar a coloração da carne.
Utilizar o termômetro é muito simples, basta perfurar a carne com o próprio medidor e checar a temperatura interna. Para usar a coloração como parâmetro, basta realizar um corte e conferir a cor conforme o ponto que deseja. Confira a seguir os 3 pontos da carne mais conhecidos:
Carne malpassada
Para saber identificar quando uma carne está malpassada, você precisa selar a carne aos poucos, por quatro ou cinco minutos de cada lado. A temperatura deve ficar entre 50ºC e 55ºC. Já a coloração interna deve estar rosada, opaca e levemente dourada por fora. Neste ponto, a carne é macia, suculenta, mas o sabor é mais próximo ao cru. Além disso, esse tipo de churrasco é mais recomendado para peças de carne mais grossas.
Carne ao ponto
Esse é um dos pontos mais pedidos e um dos mais usados quando não se sabe ao certo a preferência de quem vai comer o churrasco. Ela deve ser preparada aos poucos, de seis a sete minutos cada lado, sempre virando. Ao alcançar o ponto, deve apresentar a temperatura entre 60ºC e 65ºC. Por dentro, a carne apresenta uma cor rosada, mas apenas uma faixa central e por fora possui bordas tostadas. A carne apresenta uma textura mais firme, mas permanece suculenta.
Carne bem-passada
Já para o preparo de uma carne bem-passada, é necessário que a carne asse por cerca de dez minutos, sempre alternando a selada. A temperatura interna ideal para esse ponto fica entre 70ºC e 75ºC. Na parte interna da peça, a cor é uniformemente marrom, possui textura mais rígida e não possui suco. Por fora, possui extremidades também marrons e pode até parecer mais dura. Esse ponto é considerado um dos mais difíceis de acertar pois precisa ficar mais tempo no fogo e isso pode fazer com que a carne perca o sabor ou apresente partes queimadas.
Agora que você já sabe quais são os principais pontos de carne, que tal preparar um churrasco para surpreender familiares e amigos?! E para deixar esse churrasco ainda mais incrível, não se esqueça de incluir a farofa crocante com proteína de soja da Alimentos 10.