Boas estratégias de venda sempre vem de um bom planejamento de marketing. E o varejo de alimentos não fica de fora dessa. Um planejamento eficiente permite ao empresário a aprimoração de sua vantagem competitiva, considerando que a constante monitoração de dados ajuda a identificar possíveis mudanças de mercado.
Para desenvolver estratégias para o seu negócio, o varejista de alimentos deve levar em consideração a capacidade que a empresa possui de adaptação ao ambiente que está inserida, traçando com cuidado as ações internas para o fortalecimento da imagem do estabelecimento frente aos concorrentes. Questões como a ambientação da loja (se é um local que favorece as vendas), a prática de preços competitivos e a qualidade do atendimento são essenciais quando o objetivo é estabelecer um diferencial e aumentar as vendas no varejo de alimentos. Existem ainda outros fatores que são fundamentais para ver o seu empreendimento crescer, como investir em uma comunicação adequada ao seu público-alvo, manter um bom relacionamento com fornecedores e definir um bom ponto comercial.
Existem várias estratégias que podem ser adotadas no processo de expansão do seu negócio e para te ajudar, nós da Alimentos 10, separamos duas estratégias que você precisa conhecer e que podem te ajudar a ampliar as oportunidades para o seu varejo de alimentos.
- Estratégia de Mix de Produtos
No setor varejista de alimentos, as seções de padaria, açougue e hortifrutigranjeiros têm fundamental relevância para atrair consumidores para as lojas. Afinal, é na procura do pão quente e da verdura fresca que o consumidor atravessa toda a área do supermercado, podendo se interessar também por outros produtos. A estratégia Mix de produtos consiste em ofertar a maior variedade de mercadorias percebidas pelo cliente nesse percurso. Assim, abrange-se mais possíveis necessidades dos seus clientes, o que potencializa um aumento de vendas e contribui para melhorar o fluxo de caixa.
O gerenciamento do mix pode ser feito entre as seções estabelecidas pelo gestor, considerando as categorias de produtos com maior procura. Essas categorias representam papéis diferentes para o estabelecimento e na vida dos consumidores, podendo serem consideradas como produtos âncora, de rotina, de conveniência e ocasional. A importância da categoria varia de acordo com o público-alvo e o posicionamento do varejista e uma competente gestão destas categorias é essencial para o sucesso de uma empresa.
- Estratégia de Distribuição e Localização
Um grande desafio do empreendedor varejista é a decisão da localização do seu novo empreendimento, seja o seu primeiro ou uma nova sede. Isso porque exige uma análise minuciosa dos aspectos que envolvem a localização e que podem colocar em risco seu investimento. Portanto é necessário identificar áreas pouco ou não atendidas por concorrentes, mas que possuem certa concentração comercial, considerando que os consumidores tendem a ser atraídos para locais com variedade de lojas.
Uma dica interessante é investir na distribuição das sedes do supermercado em regiões distintas no intuito de minimizar os riscos decorrentes da concentração em um único local. Para escolher a localidade do seu estabelecimento, observe fatores como o potencial e densidade da demanda, se há tráfego de pedestre, o acesso e o fluxo de veículos, a facilidade de estacionamento, as características da região para lojas sofisticadas ou populares, a compatibilidade com outros varejistas, a localização específica, visibilidade e ambientação da loja. Esses fatores contribuem para a estratégia de localização.