É muito comum em qualquer churrasco você olhar para dentro da churrasqueira e não encontrar nenhuma carne, mas rodelas de pão, o famoso pão de alho que normalmente é colocado no fogo antes da carne para dar uma forrada no estômago.
O mais comum é que ele seja comido acompanhado de uma cerveja; o que é mesmo delicioso. Mas você sabia que existe uma outra bebida que harmoniza com pão de alho? Essa bebida é o vinho. Claro que não é qualquer vinho que combina com pão de alho.
Bom, antes de qualquer um achar que essa combinação é exótica demais e que estamos forçando um pouco; é preciso lembrar que a combinação pão e vinho é uma tradição que atravessa milênios. Então essa é uma tradição muito antiga.
Entretanto, como o pão que estamos nos referindo possui alho, a harmonização não é algo tão trivial. Tudo vai depender de qual gosto você vai preferir. Seguem algumas dicas:
- Vinho Tinto:
Se você quer que o pão de alho tenha uma maior predominância, o segredo é escolher um vinho seco. Nossa recomendação é Merlot e Pinot Noir. Juntando esses dois, o pão de alho terá seu gosto intensificado, mas sem apagar o sabor do vinho.
- Vinho Branco Seco:
É o caminho para uma perfeita harmonização de sabores; onde nenhum anulará o outro.
- Vinho Rosés:
Por conta da intensidade do gosto de pão de alho, o rosé fará com que você sinta mais o gosto do rosé do que do alho. Apenas fique atento para escolher um rosé seco; um doce irá neutralizar completamente o gosto do nosso pãozinho.
- Vinhos Italianos:
Dentre os vários e saborosos vinhos italianos, recomendamos o Sangiovese e os Nero d’Avola para complementar o sabor defumado e discretamente amargo do alho.
Pode ser que seja bom guardar um pouco do pão de alho para assar junto com a carne; a combinação: pão de alho, carne e um desses vinhos italianos será irresistível.
- Riesling:
O sabor discretamente adocicado dessa uva alemã, ao contrário de muitos vinhos suaves, não irá anular o gosto; mas irá gerar uma bela combinação entre os dois.
- Vinho do Porto:
Talvez há quem diga que é um desperdício beber um vinho como esse com pão de alho é um desperdício.
Mas temos de dizer que este vinho com um pão de alho bem feito está longe de ser um desperdício. O gosto encorpado do Vinho do Porto irá promover uma ótima combinação com o gosto forte de alho. Se for possível, recomendamos que você o sirva com um peixe ao invés de churrasco. A combinação peixe assado, pão de alho e Vinho do Porto será inesquecível.
- Champagnes e espumantes:
Essa de fato está longe de ser uma combinação tradicional, apesar de acharmos que a harmonização não é perfeita, deixamos você livre para fazer a mescla que preferir. Apenas se lembre que o doce dessas bebidas irá neutralizar o gosto do alho.
O que achou das dicas? Agora suas idas na sessão de vinho no mercado nunca mais serão as mesmas. Mas o lugar onde comprar o pão de alho você não deve ter dúvida, aqui na Alimentos 10. Clique aqui e confira nossas opções.